ARGIANO SOLENGO IGT 2017

PRODUTOR: Cantina Argiano

REGIÃO: Toscana-Montalcino

PAÍS: Itália

TEOR ALCOÓLICO: 14,4%

UVAS: 50% Cabernet Sauvignon, 25% Petit Verdot, 20% Merlot e 5% Sangiovese; vinhas de 15-22 anos; cultivo orgânico e colheita manual.

VOLUME: 750 ml

TIPO: tinto

AMADURECIMENTO: 18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas).

CARACTERISTICAS: Aroma complexo e intenso, com perfumes de frutas escuras maduras, como cereja, amora e ameixa, nuanças de flores como violeta, especiarias picantes, ervas grelhadas, tabaco, tons minerais e terrosos.

na boca é bem estruturado, encorpado, denso, mas super equilibrado, com taninos finos e acidez justa. Final de boca delicioso, frutado, mineral e persistente

HARMONIZAÇÃO: Massas com molhos intensos e à base de carnes, massas e risoto com funghi ou trufa, carne vermelha e carnes de caça, embutidos, queijos de massa dura e maduros.

Acidez: 5,63 g/l. (pH 3,65) Açúcar Residual: 0,9 g/l


Esse excepcional vinho é uma expressão bem recente das potencialidades dos vnhedos da Argiano. Legítimo representante da classe dos Super Toscanos, o 'Solengo', que em toscano significa 'javali solitário', nasce do encontro entre o solo toscano e uvas francesas: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Merlot. É o fruto da criação do saudoso enólogo de fama mundial Giacomo Tachis e segue sendo produzido com competência pela equipe da Argiano.

2017: 

JS 95 PONTOS

96 pontos Raffaele Vecchione

92 pontos Fastaff

93 pontos Wine Spectator

R$1.030,00