PRODUTOR: Vinícola Les Chemins de Bassac
REGIÃO: Côtes de Thongue/ Languedoc
PAÍS: França
TEOR ALCOÓLICO: 12,5%
UVAS: 100% Mourvèdre
VOLUME: 750 ml
TIPO: Tinto
CARACTERISTICAS: Vermelho rubi
luminoso, com reflexos violáceos, revelando juventude e energia.
Aromas expressivo e fresco, com notas de amora e framboesa, nuances florais de
lavanda e violeta, além de um leve toque mediterrâneo de ervas secas. Um vinho suculento e harmonioso, com taninos finos e
delicados. A fruta vermelha crocante se combina a um frescor vibrante, num
conjunto leve, elegante e muito gastronômico. Final frutado e
especiado, de boa persistência.
AMADURECIMENTO: O envelhecimento ocorre durante cerca de 6 meses em cuba, preservando pureza e frescor da fruta. Engarrafado na primavera, sem colagem nem filtração.
HARMONIZAÇÃO: Cozinha mediterrânea: frango assado com ervas, espetadas de cordeiro grelhadas, berinjela recheada ou ainda uma lasanha de espinafre e ricota.
Combina igualmente com pizza de tomate e manjericão, massas com ragù de
legumes ou uma tábua de queijos semi-curados e embutidos artesanais.
Fundada no século XIX e situada em uma localização privilegiada entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas, em Côtes de Thongue, Languedoc, a vinícola Les Chemins de Bassac é guiada pelos princípios vínicos de: muita expressão, pouca tecnologia e nenhum enxofre na maioria de seus cuvées.
A matéria prima de seus produtos vêm de 17 hectares em solos argilo-calcários. Pedregosos e muito bem drenados, a terra se beneficia de um bom abastecimento de água, o que permite resistir até aos verões mais secos e produzir vinhos bem equilibrados e estruturados. A vinícola francesa produz principalmente cinco castas tintas e duas brancas: Syrah, Grenache Noir, Mourvèdre, Cabernet-Sauvignon, Pinot Noir, Viognier e Roussanne. Somente leveduras indígenas são usadas nas vinificações para expressar a verdadeira natureza do terroir da região.