PRODUTOR: Vinícola Krontiras
REGIÃO: La Rioja (Mendoza)
PAÍS: Argentina
TEOR ALCOÓLICO: 14,7%
UVAS: 100% Petit Verdot
VOLUME: 750 ml.
AMADURECIMENTO: 18 meses em carvalho Francês
TIPO: Tinto
CARACTERISTICAS: vermelho intenso com tonalidades violetas, este vinho é brilhante e vibrante. Apresenta notas de cereja madura, minerais e especiarias, enquanto depois de alguns segundos surgem toques de baunilha e chocolate, provenientes do carvalho francês. Na boca, é suave, com taninos bem estruturados e persistentes, além de uma boa acidez.
História do produtor: Constantino Krontiras é grego e junto de sua companheira Silvina Macipe, natural de Mendoza, fundaram a Bodegas Krontiras. Seguindo a filosofia do biodinamismo, a vinícola possui 18 hectares de uvas centenárias em Lujan de Cuyo e mais 10 hectares em Maipu. Nas vinhas de Lunlunta, localizadas em Luján de Cuyo, a brisa da manhã desce dos Andes através do rio Mendoza e envolve as plantações de Malbec e Tempranillo de 120 anos e nossas árvores frutíferas. O local também abriga uma pequena fazenda de vacas, ovelhas, cavalos, burros e lhamas.
Nas plantações de Maipú, onde está o vinhedo Villa Seca, o solo argiloso-calcário, pedregoso e com marga é completado por um microclima com noites frescas e dias muito quentes, o que favorece o cultivo orgânico e biodinâmico de Malbec, Petit Verdot, Aglianico e Chardonnay.
A enóloga Maricruz Antolin exibe sua personalidade marcante em cada um dos vinhos, que são orgânicos, biodinâmicos e naturais, feitos com fermentação espontânea e pouca intervenção. Ela pensa os vinhedos como sistemas vivos, com o objetivo de desenvolver uma cultura totalmente natural. Assim, os vinhos são expressões fiéis de seu terroir.
HARMONIZAÇÃO: Complementa bem pratos de carne vermelha grelhada, como um suculento bife de filé mignon, acompanhado de legumes assados ou risoto de cogumelos
91 pontos Tim Atkim